"" ✔ I Love: Principais recursos de argumentação no texto dissertativo

Principais recursos de argumentação no texto dissertativo

Neste artigo quero mostrar para vocês quais os melhores caminhos, recursos argumentativos para montar um texto nota 1000 no Enem. Vejam abaixo e deixem um comentário sobre quais as técnicas que vocês usam.



CAUSA E CONSEQUÊNCIA

O autor do texto a seguir descreve o que provocou o fato em discussão e seus efeitos.
"A crescente circulação de jogos virtuais unida à larga utilização de imagens virtualizadas na mídia representam formas de manipular toda uma população, ocupando-a com fantasias e alienando-a da realidade. Dessa forma o ser humano é privado de refletir sobre a situação social e política em que vive."

TEMPO E ESPAÇO

Fatos situados em determinada época e lugar podem ilustrar a ideia discutida no texto.
"Nos últimos três anos, os estúdios de cinema voltaram a explorar, com sucesso, a tecnologia 3D. Filmes como A Lenda de Beowulfe Viagem ao Centro da Terra prepararam terreno para o sucesso extraordinário do recém-lançado Avatar, que, em apenas" vinte dias de exibição, se tornou a segunda maior bilheteria da história do cinema. A acolhida à produção de James Cameron tirou de cena as últimas dúvidas quanto ao desejo de um grande número de pessoas de tomar parte na experiência de imersão em um cenário inventado que o 3D proporciona."

COMPARAÇÃO E CONTRASTE

A apresentação de diferentes valores, comportamentos, estatísticas, fatos históricos e outros elementos reforça aspectos da ideia em discussão. No trecho a seguir, a comparação entre os níveis de dificuldade das manobras financeiras no passado e no presente ajuda a ilustrar a globalização de atividades criminosas.

"Nos clássicos hollywoodianos sobre a máfia, os criminosos instalados nos Estados Unidos têm de criar estratégias mirabolantes para remeter os lucros para seus patronos, na Itália. Em tempos globalizados, a história é outra. O mundo ficou plano também para os mafiosos. Segundo um novo relatório da Europol, o serviço de polícia da Europa, crimes como tráfico de drogas e comércio de produtos falsificados estão se espalhando pelo continente graças a alguns processos da integração mundial: a liberalização do comércio e a expansão das companhias aéreas de baixo custo."

EXEMPLIFICAÇÃO

O autor do texto abaixo cita um ou mais fatos para corroborar a tese apresentada.

"Na Europa, onde a terceira camisa foi inventada pelos ingleses, os times lançam uma versão nova a cada ano, como também fazem com os modelos 1 e 2 - este, aliás, igualmente sujeito a desvios de tonalidade. Inovações são esperadas, apreciadas e, claro, vendidas. O Barcelona, da Espanha, o atual campeão do mundo, quando não joga com o tradicional azul e vermelho, entra em campo, e faz bonito, ou com sua camisa reserva rosa-salmão, ou com a 3, amarelo-ovo, ambas fluorescentes ainda por cima. No Brasil, a moda tem tudo para progredir, até porque por o nome do time em produtos diversificados é uma fonte de renda cada vez mais importante nas periclitantes contabilidades futebolísticas, e as camisas representam cerca de 80% das vendas nesse nicho."


A ESSÊNCIA DA DISSERTAÇÃO

Já falamos aqui de caminhos para aprender a fazer uma redação nota 1000 no Enem e que pode ser resumido com o esquema abaixo. É a estrutura básica da dissertação. A parte central, o desenvolvimento, pode ser considerada a mais importante.

Introdução: inclui a apresentação do tema e a abordagem que será adotada.

Desenvolvimento:
é a apresentação dos argumentos para corroborar a abordagem escolhida. Ou seja, é a parte essencial, pois se encarrega-se de defender o ponto de vista do autor.

Conclusão: reafirmação da opinião, já fundamentada pelos argumentos apresentados no desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário