"" ✔ I Love: Exemplo de redação dissertativa

Exemplo de redação dissertativa

Neste artigo você verá um modelo de redação escrito por aluno e os comentários analíticos do corretor. Procure atentar para o que é dito e repetir as boas ideias deixando de lado os erros cometidos.



Contra o lugar-comum

Com frequência, expressões como "Rouba, mas faz" ou "Há outros ainda mais corruptos" são usadas para descrever políticos que há muito tempo ocupam cargos no governo e continuam a ser eleitos com grande quantidade de votos. Isso reflete o modo como grande parte da população enxerga a corrupção no Brasil: não como algo anormal, mas como uma característica corriqueira de nossas relações políticas.
Fomos ensinados a aceitar docilmente a corrupção. Durante a Primeira República, coagidos pelos coronéis ou em troca de favores, os eleitores brasileiros abriam mão do direito de escolher nossos representantes. Nossa memória política ainda guarda traumas do voto de cabresto. O embrião da corrupção é concebido durante as campanhas eleitorais, quando o voto é muitas vezes, trocado por um pacote de alimento ou por material de construção.
Não é, pois, de se estranhar que políticos que compram o voto de seus eleitores ajam a favor dos próprios interesses. Protegidos em nossos lares, nos indignamos com as notícias que trazem à tona mensalões, dossiês dos aloprados e outros escândalos da mesma espécie. Mas permanecemos em nossa zona de conforto, conformados a pensar em política somente em época de campanha eleitoral. É mais cómodo aceitar passivamente o lugar-comum "eles são todos corruptos" do que assumir uma postura mais ativa, que envolve atitudes como buscar conhecer o histórico político do candidato em quem se pretende votar.
Para mudar essa realidade, a indignação deve quebrar as paredes de nossas casas e bater nas portas do Congresso Nacional, cobrando por leis que impeçam os políticos comprovadamente desonestos de se reelegerem e exigindo o cumprimento de promessas feitas durante as eleições. E, principalmente, devemos exigir uma postura decisiva dos governantes quanto à melhora da educação e que todos tenham acesso a ela, porque discernimento e consciência política são as armas mais duradouras e eficientes contra a corrupção.


(Redação de voluntário)

Nesta análise levamos em conta o gênero pedido e também as instruções. neste caso, a Fuvest é bastante criteriosa e pode-se ver nos comentários.

Análise da redação


FIGURAS DE LINGUAGEM: o estudante usou-as para enriquecer seu texto e reforçar suas ideias. Algumas delas:

"Nossa memória política ainda guarda traumas do voto de cabresto" -em "voto de cabresto" temos uma metáfora forjada dentro do universo da política eleitoral, principalmente em regiões onde predomina o "coronelismo". Cabresto, em seu sentido literal, é a corda com que, em laço, se prende um animal para conduzi-lo a qualquer parte. Assim, o "voto de cabresto" é um voto de quem está controlado (como um animal em seu curral) para quem domina ou controla. No uso da palavra "trauma", além de uma redundância (o que não é uma figura, mas um vício de linguagem), temos um exemplo de difemismo (contrário de eufemismo), que é a figura que consiste em reforçar situações negativas. Trauma pode ser uma mancha ou algo ruim que guardamos em nosso subconsciente e que compromete novas experiências. No texto, foi usado para reforçar posturas inadequadas de certos parlamentares ou grupos políticos.

"o embrião da corrupção é concebido" - metáfora, na qual "embrião" define o início de uma nova trajetória de corrupção.

"notícias que trazem à tona mensalões, dossiês dos aloprados e outros escândalos da mesma espécie"

"trazer à tona" é uma metáfora comumente usada, que compara implicitamente o ato de trazer coisas do fundo (do mar, do oceano, do rio, do centro da terra etc.) para a superfície ao ato de divulgar ou de revelar o que, por alguma razão, estava escondido.

"É mais fácil aceitar passivamente o senso comum de que "todo político é corrupto" do que assumir uma postura mais ativa" - antítese, na qual há ideia de oposição entre "passivamente" e "postura mais ativa".

"a indignação deve quebrar as paredes de nossas casas e bater nas portas do Congresso" - prosopopeia, figura de linguagem que confere características animadas a seres inanimados.

"Mas permanecemos em nossa zona de conforto, conformados a pensar" - a aproximação das palavras "conforto" e "conformados", de grafia e som próximos, mas de semânticas bastante diferentes, é um exemplo de "paronomásia"

"... discernimento e consciência política são as armas mais duradouras e eficientes contra a corrupção." - o termo "armas" é usado de modo claramente metafórico.

REPERTÓRIO: como a proposta requisitava, o candidato usou, em sua argumentação, conhecimentos acumulados ao longo de sua formação. Citou, por exemplo, uma situação histórica (o coronelismo) para reforçar sua ideia de que a corrupção está enraizada no modo como enxergamos a política.

PROPOSTADE AÇÃO TRANSFORMADORA: conforme as instruções, o candidato apresentou uma sugestão de ação social contra o problema da corrupção: uma atitude não passiva do cidadão, que deve concretizar sua indignação cobrando dos governantes a criação de leis que vetem a permanência de corruptos no poder e melhorem a educação.

APROVEITAMENTO DOS TEXTOS MOTIVADORES: o candidato demonstra afinidade com os textos da antologia, em especial com o texto do psicanalista Contardo Calligarís, chegando a emprestar expressões como "lugar-comum" e "eles são todos corruptos" à sua redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário